Seja o comandante do seu navio, chamado Vida!

Meu convite para você ser o comandante da sua vida, traz meu entendimento da palavra Comandante como a autoridade (autor de algo, ser protagonista) e que direciona/dirige algo com o outro.

É essencial ter clareza de quem somos, o que queremos, onde estamos e para onde queremos ir, mas em momentos difíceis isso é vital!

Juntos vamos (re)descobrir quem é esse comandante, rotas de navegação e se preparar para enfrentar mares calmos e revoltos.

Leia o trecho do livro “Assuma a direção de sua carreira” e vamos conversar!

As pessoas estão conscientizando-se, cada vez mais, de que a sua carreira é algo tão sério que não pode mais ser delegado a terceiros, como era feito no passado, quando alguns encarregavam o chefe, a empresa, a área de Recursos Humanos ou algum padrinho dessa definição.

Cada dia fica mais evidente que, nesse campo, a empresa pode, quando muito, criar condições ou oferecer oportunidades e situações de desenvolvimento e de aprendizado, mas quem deve cuidar de seu destino e da sua carreira é cada vez mais a pessoa por si mesma.

A biografia e a carreira pessoal são dois aspectos fundamentais em nossa existência, e uma não pode ser elaborada separadamente da outra. Da qualidade do nosso trabalho, das oportunidades para aprender, do grau de realização profissional e da satisfação pessoal que o trabalho nos oferece depende em grande parte a qualidade de nossas vidas. Da intensidade e do grau de integração que conseguimos na convivência com nossas famílias, amigos e pessoas amadas depende a nossa harmonia interior.

Os dois aspectos juntos determinam em grande parte a nossa felicidade e alegria de viver. Se conseguirmos ainda respostas satisfatórias para as nossas questões espirituais poderemos falar de uma existência plena – e isso é o que todos buscamos desde o momento em que chegamos a este planeta pelo portal do nascimento até que saímos dele pelo portal da morte. Viveu plenamente quem, ao passar pela vida, aprendeu e se desenvolveu como ser humano, quem fez algo de útil para si e para o próximo, foi feliz, fez outras pessoas felizes e deixou, ao sair deste planeta, algo de bom para o mundo.

Extraído do livro: Assuma a direção de sua carreira: os ciclos que definem o seu futuro profissional – Jair Moggi  e Daniel Burkhard,  Negócio Editora, Rio de Janeiro, 2003

Leave a Reply